Esta história começa com duas amigas: Aline Barbosa Nunes, surda e pedagoga bilíngue e Virginia Antonino, ouvinte pedagoga e intérprete de Libras, que sonhavam em difundir a Língua Brasileira de Sinais – Libras e tornarem as cidades acessíveis ao povo Surdo. Toda vez que se encontravam faziam planos de como tudo seria em cada detalhe. Estudavam, faziam cursos para que pudessem oferecer um trabalho diferenciado e de qualidade, pois os Surdos merecem o melhor.
• 2019
Com a pandemia da COVID-19 a situação que parecia colocar uma pausa em seus planos, foi exatamente o que fez com que as projeções começassem a sair do imaginário para o real. Uma amiga em comum, Fernanda Chelli Franciscatto, cantora, realizaria uma live beneficente e teve a brilhante ideia de fazê-la acessível aos surdos. Assim o primeiro convite foi realizado.
No primeiro momento pensamos em não aceitar, mas nosso amigo mais que especial, Fábio Morita, surdo e pedagogo, nos incentivou falando que confiava em nosso trabalho e que seria uma conquista importante, pois os surdos poderiam ter a oportunidade de conhecer algo diferente. Esse apoio foi fundamental e percebemos o quanto o Fabio somaria em nossa equipe. O sonho de duas começou a ser concretizado por três. Três amigos diferentes, de culturas diferentes, cada um com suas personalidades, mas com um único objetivo: difundir a Língua Brasileira de Sinais para que as barreiras comunicacionais da pessoa surda sejam eliminadas e os surdos tenham acesso em todos os espaços da sociedade. O convite para a live foi aceito, realizada com sucesso e muito aplaudida pelos surdos, que puderem conhecer através da Libras o estilo sertanejo. A partir daí não paramos mais!
• 2020
Em vinte dois de junho do ano de 2020, nos tornamos o LIBRAS PARA TODOS DE JABOTICABAL E REGIÃO. O trabalho precisava ser divulgado, pois hoje vivemos em mundo de pura de tecnologia e as redes sociais são os meios de comunicação e informação mais rápidos e precisávamos fazer uso delas. Foi então que firmamos parceria com a nossa companheira e incentivadora, Marilia Rodrigues, Analista de desenvolvimento e de Sistemas, que organizou tudo com muito carinho para que as nossas redes sociais tivessem a nossa identidade. O Cuidado de cada detalhe aprimorou a nossa logo criada com muito zelo por Bruno Vinicius, criador da logo (in memorian), que deu todo um colorido a ela.
Em cada trabalho temos o apoio incondicional de Florivaldo Antonino, surdo, um dos pioneiros do movimento surdo de Jaboticabal e Funcionário Público, que topa tudo conosco e não nos deixa desanimar, e, do Leonardo Antonino, estudante, nossa voz masculina.
Nosso principal incentivo vem do povo surdo, nossos amigos e companheiros de todos os momentos.
Nosso lema: #Somos Comunidade Surda